28 de março de 2024
                 
     
                         
Lázaro Freire, Acid0 e Lobão na MTV: Daime é droga ou religião?
Psicanálise Transdisciplinar em SP com Lázaro Freire
Seja um colaborador ativo da Voadores!
Cursos e palestras da Voadores em sua cidade
Mensagem de Wagner Borges
Mais novidades

 
  

Colunas

>> Colunistas > Valter Cichini Jr.

Origem do nome Maniji
Publicado em: 23 de maio de 2008, 23:58:58  -  Lido 5965 vez(es)



No dia 21 de maio de 2008, o Espaço Cultural Maniji completa três anos. São três anos de crescimento, amadurecimento e muito trabalho na realização deste grande sonho. No decorrer do período uma pergunta se repetiu com certa freqüência, uma pergunta relacionada à origem do nome do Espaço. O que significa Maniji? Antes de contar o significado e a história que envolve a escolha do nome vou abordar outra questão relacionada a sua pronúncia.

Algumas pessoas pronunciam o nome como MaNIji, colocando a tonicidade na sílaba “ni”. Entretanto, a pronúncia correta é ManiJI como se tivesse acento na última sílaba e isso se deve ao fato do nome ter origem no Sânscrito*.

Voltando a questão da origem, o nome surgiu de uma postura e brincadeira anterior. Antes de fundar o Maniji eu já desempenhava o papel de Moderador da Voadores** junto com uma equipe de amigos e, nas atividades da função, nos deparamos por vezes com assinantes que nos atacavam publicamente por não concordar com a linha de condução que dávamos ao trabalho, exigindo que toda a linha de condução fosse alterada para o que eles achavam que deveria ser. Nas conversas internas da equipe eu sempre dizia: “Faz um ‘joinha’ para o assinante e vamos em frente, temos definida nossa linha de trabalho e precisamos seguir em frente, não há necessidade de confronto direto” .

Essa característica se tornou uma marca registrada e uma brincadeira bem humorada se formou em torno disso. Acabei virando o “Mestre Joinha”, charges foram criadas, brincadeiras se seguiram e tivemos algumas derivações como Parajoinhananda***. Para qualquer problema que pudesse gerar um estresse sempre surgia o comentário para usar a infalível técnica do joinha, que consistia em não se estressar, fazer um joinha e se direcionar para o trabalho que precisava ser feito.

Quando surgiu a oportunidade de montar o Espaço junto com o Fabio Pellozzo estávamos em busca de um nome e um grande amigo em comum, o Lázaro Freire, em tom de brincadeira sugeriu que usássemos o nome Maniji vindo do sânscrito, onde Mani significa jóia e ji é um tipo de diminutivo, formando assim o termo Joinha. A sonoridade chamou atenção, o significado tinha uma história, conversamos sobre o assunto e resolvermos batizar nosso projeto com esse nome e hoje o mesmo atingi seu terceiro ano.

O trabalho se aprimorou, amadureceu e cresceu, hoje o nome Maniji se tornou forte transparecendo grande qualidade, profissionalismo, empenho, dedicação, coerência, discernimento, amizade e bom humor em tudo aquilo que se propõe a fazer.

Meus parabéns e agradecimentos a todos aqueles que de alguma forma fazem ou fizeram parte, colaborando com a realização desse grande sonho e projeto de vida, e para aqueles que fazem apenas críticas vamos observá-las, aprender com elas, melhorar, crescer e fazer um Maniji, pois ainda temos muito o que realizar.

*Sânscrito: É uma das línguas mais antigas da família Indo-Européia, sendo clássica da Índia, uma língua litúrgica do Hinduísmo, Budismo, Jainísmo, e uma das 23 línguas oficiais. Influenciou praticamente todos os idiomas ocidentais. O alfabeto original do sânscrito é o devanagari, um composto bahuvrihi formado pelas palavras deva (”deus”) e nagari (”cidade”), que significa “a escrita da cidade dos deuses”. Sânscrito é também o ancestral das linguagens praticadas da Índia, como o Pali e a Ardhamgadhi. Pesquisadores descobriram e preservam mais documentos em Sânscrito do que documentos em Latim e Grego. Os textos védicos foram escritos em uma forma de Sânscrito.

**Voadores: Maior lista mundial sobre Viagem Astral (Projeção da Consciência / Corpo Psíquico ; Desdobramento ; OBE / OOBE / EFC - Experiência Fora do Corpo), e a maior lista brasileira de exoterismo em geral, onde assuntos co-relatos como: bioenergias, Jung, chacras, apometria, sonhos lúcidos, psicologia Transpessoal, projeciologia, expansão da consciência, kundalini, multiverso, metafísica, física espiritual, entre outros, também são ACEITOS.

***Parajoinhananda: junção bem humorada de termos para apelidar o “Mestre Joinha”. Prefixo Para usado na indicação de algo do mundo astral, sufixo Ananda (sânscrito) que representa bem aventurança, felicidade, ou quem a traz. Ex: Yogananda: Aquele que traz a bem aventurança (ananda) através da União (Yoga) com o Todo, e o Joinha que fala do ato de fazer um joinha com a mão. Portanto seu significado é: Aquele que trás do espiritual a bem aventurança do Joinha.

Paz e Luz
Valter Cichini Jr.
Palestras e atendimentos individuais (presencial ou on-line) em Terapia Transpessoal.

Espaço Cultural Maniji

Informações: (11) 2598-3626
Segunda à Sexta das 14:00h às 22:00h
Sábado das 09:00h às 18:00h

 


--
Valter Cichini Jr.
cichini@yahoo.com.br


Deixe seu comentário

Seu nome:
Seu e-mail:
Mensagem:

 
Atenção: Sua mensagem será enviada à lista Voadores, onde após passar pela análise dos moderadores poderá ser entregue a todos os assinantes da lista além de permanecer disponível para consulta on-line.































Voltar Topo Enviar por e-mail Imprimir