17 de setembro de 2019
                 
     
                         
Lázaro Freire, Acid0 e Lobão na MTV: Daime é droga ou religião?
Psicanálise Transdisciplinar em SP com Lázaro Freire
Seja um colaborador ativo da Voadores!
Cursos e palestras da Voadores em sua cidade
Mensagem de Wagner Borges
Mais novidades

 
  

Colunas

>> Colunistas > Valter Cichini Jr.

Projeção Astral e Função Compensação
Publicado em: 02 de setembro de 2006, 21:28:55  -  Lido 2849 vez(es)



Projeção astral ou projeção da consciência é a capacidade que todo ser humano tem de projetar sua consciência para fora do corpo físico. Esse fenômeno tem vários nomes, dependendo da corrente de pensamento que o mencione. Podemos citar como exemplos: Viagem Astral (Esoterismo); Projeção Astral (Teosofia); Experiência Fora do Corpo (Parapsicologia); Desprendimento Espiritual ou Emancipação da Alma (Espiritismo); Viagem da Alma (Eckancar); Projeção do Corpo Psíquico ou Emocional (Rosacruz); Projeção da Consciência (Projeciologia); entre outros.

Desde a antigüidade que a "Experiência Fora do Corpo" é um fato envolvendo técnicas nítidas de cunho científico. Porém, devido ao desconhecimento do assunto, grupos geraram fantasias sobre os supostos perigos que envolveriam o processo. Desse desconhecimento advieram reservas e idéias errôneas, ficando o assunto restrito a uma minoria com pseudocontrole e domínio de suas técnicas e conseqüências. Hoje esse assunto está mais acessível e difundido; existem vários livros abordando o tema, diversas palestras esclarecedoras realizadas por pessoas sérias, além de inúmeros sites na Internet tratando o assunto de maneira madura e coerente.

O desenvolvimento desta técnica nos traz uma série de benefícios: desenvolvimento de uma maior consciência; comprovação pessoal da imortalidade; acelerado desenvolvimento pessoal; diminuição do medo da morte; aumento das faculdades psíquicas; busca por respostas; percepções sobre a morte; expansão da Espiritualidade; encontro com seres de luz (sejam eles anjos, amparadores, Eu Superior, mestres pessoais ou qualquer outro nome que deseje utilizar) e obtenção de respostas íntimas, entre outros.

Dentro de todo esse contexto existe uma situação em especial que gostaria de abordar. São casos que as pessoas classificam como projeção astral mas, na verdade, acabam sendo mais um recado do seu inconsciente numa utilização do que chamamos de função compensação.

O que vem a ser exatamente essa tal de "Função Compensação"? Em linhas gerais é uma forma que o inconsciente encontra para compensar ou equilibrar determinada circunstância na vida da pessoa.

Por exemplo: uma pessoa que trata alguém muito mal, tentando rebaixá-lo sempre, pode ter uma “projeção astral” em que o alvo do desprezo é alguém extremamente importante. Dessa forma o inconsciente compensa sua atitude de desprezo mostrando-o como alguém muito importante.

Um outro exemplo de compensação ainda mais importante é quando nos projetamos como alguém muito importante com certa constância - somos sacerdotes, reis, cavaleiros e assim por diante - e temos, na realidade, uma vida medíocre que não nos agrada em nada. Não vamos generalizar dizendo que todo mundo que se projeta como alguém importante tem uma vida medíocre, esse não é um bom caminho, mas o que eu questionaria nesse momento é: você costuma realizar projeções astrais como alguém importante? Caso sua resposta seja afirmativa dê uma olhada na sua vida de hoje e verifique se não está se sentindo medíocre. Isso pode ser seu inconsciente tentando equilibrar sua vida.

É necessário ter discernimento nesse tipo de observação e ter em mente que para sair bem do corpo, com lucidez e autocontrole, é importante viver bem dentro dele. Viva suas experiências, crescendo e aprendendo com cada uma, utilizando-se do discernimento para analisá-las e com isso se torne um ser humano melhor. Esse é o objeto de qualquer caminho sério que você escolha seguir.

Paz e Luz
Valter Cichini Jr.
Palestras e atendimentos individuais (presencial ou on-line) em Terapia Transpessoal.

Espaço Cultural Maniji

Informações: (11) 2598-3626
Segunda à Sexta das 14:00h às 22:00h
Sábado das 09:00h às 18:00h

 


--
Valter Cichini Jr.
cichini@yahoo.com.br


Deixe seu comentário

Seu nome:
Seu e-mail:
Mensagem:

 
Atenção: Sua mensagem será enviada à lista Voadores, onde após passar pela análise dos moderadores poderá ser entregue a todos os assinantes da lista além de permanecer disponível para consulta on-line.































Voltar Topo Enviar por e-mail Imprimir