28 de março de 2024
                 
     
                         
Lázaro Freire, Acid0 e Lobão na MTV: Daime é droga ou religião?
Psicanálise Transdisciplinar em SP com Lázaro Freire
Seja um colaborador ativo da Voadores!
Cursos e palestras da Voadores em sua cidade
Mensagem de Wagner Borges
Mais novidades

 
  

Colunas

>> Colunistas > Coluna das Meninas - OMBUDSMAN

07.07.22 - Nas Asas da Voadores
Publicado em: 23 de julho de 2007, 09:29:32  -  Lido 5960 vez(es)



Um dos fatos mais marcantes na vida de todos esta semana foi, com certeza, o acidente com o avião da TAM, quando tentava pousar no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, na terça-feira. Perto de 200 pessoas desencarnaram ali, no avião e em terra, deixando todos chocados.

Quando este tipo de fato acontece, é comum as pessoas se deixarem levar por uma comoção generalizada, quase uma hipnose coletiva, martirizando-se com pensamentos e emoções descontrolados de revolta, dor, tristeza, que vão contaminando mais e mais outras pessoas e deixando o ambiente cada vez mais pesado.

A mídia, a quem caberia apenas informar, passa a ter papel importantíssimo nesse fenômeno, recheando seus informativos com notícias, nem sempre acuradas e muitas vezes sensacionalistas, sobre os fatos. E o público, envolvido já em seu próprio desequilíbrio, vai também aos diversos meios de comunicação em busca de notícias e imagens, que acabam alimentando e reforçando seu estado de desespero, revolta e indignação, deixando a atmosfera espiritual bastante comprometida.

É nessas horas que vemos o quanto é importante o trabalho de grupos e instituições que, de forma aberta, objetiva e consciente, procuram esclarecer as pessoas sobre a realidade espiritual. Grupos como a Voadores que, num esforço diário, levam a todos, de forma simples, o conhecimento sobre a verdadeira essência do ser humano e sobre a responsabilidade de cada um em episódios como este, quando é tão necessário o equilíbrio e a capacidade de se posicionar de forma serena para auxiliar no que for possível.

Na Voadores, ao lado de sua proposta de combater o fundamentalismo, o misticismo e os dogmas, com irreverência e bom humor, ficou clara também, esta semana, sua grande vocação espiritualista e assistencialista, quando, no dia seguinte ao acidente, pudemos ver várias manifestações convidando à serenidade, ao discernimento e à necessidade de se manter uma atitude saudável diante do fato, para ajudar a combater a atmosfera densa que já havia se espalhado.

Foi importante, por exemplo, receber a mensagem de Wagner Borges, uma das grandes referências na Voadores, repassada, na íntegra, por um dos moderadores, reforçando a idéia de que tudo está como tem que ser e ninguém está desamparado:
http://lista.voadores.com.br/message/75380

Outras mensagens, com o respaldo da espiritualidade, ainda nos relembravam da realidade espiritual, da convicção de que ninguém nasce e ninguém morre, e que não fazia sentido, para aqueles que buscam o crescimento espiritual, ficar lamentando o fato:
http://lista.voadores.com.br/message/75381
http://lista.voadores.com.br/message/75404

Ou também nos alertavam para a onda psíquica que se espalhava e para a importância de se evitar, o mais possível, o envolvimento com essa atmosfera, a fim de não reforçar o desequilíbrio coletivo:
http://lista.voadores.com.br/message/75390
http://lista.voadores.com.br/message/75412

E vimos ainda grandes exemplos de postura e discernimento, de pessoas que imediatamente se disponibilizaram, de forma consciente ou não, a ajudar aquelas vítimas e suas famílias:
http://lista.voadores.com.br/message/75397
http://lista.voadores.com.br/message/75414

Por tudo isso, e muito mais, é que a Voadores é o que é. Uma fonte de esclarecimento, onde a informação é repassada com muito discernimento, de forma livre e objetiva, mas também um portal de luz e amor, onde é possível trabalhar e ajudar com consciência. Um portal que é de todos e que pode ser ainda maior e mais luminoso se todos participarem e derem a sua contribuição.


Maísa Intelisano
Ombudsman voadora
maisa@voadores.com.br
http://colunas.voadores.com.br/maisa

FALE COM AS OMBUDSMAN:
meninas@voadores.com.br
http://colunas.voadores.com.br/meninas

--
Coluna das Meninas - OMBUDSMAN
meninas@voadores.com.br


Deixe seu comentário

Seu nome:
Seu e-mail:
Mensagem:

 
Atenção: Sua mensagem será enviada à lista Voadores, onde após passar pela análise dos moderadores poderá ser entregue a todos os assinantes da lista além de permanecer disponível para consulta on-line.































Voltar Topo Enviar por e-mail Imprimir