18 de março de 2024
                 
     
                         
Lázaro Freire, Acid0 e Lobão na MTV: Daime é droga ou religião?
Psicanálise Transdisciplinar em SP com Lázaro Freire
Seja um colaborador ativo da Voadores!
Cursos e palestras da Voadores em sua cidade
Mensagem de Wagner Borges
Mais novidades

 
  

Colunas

>> Colunistas > Lázaro Freire

* O que significa SONHAR com... PERDA DE DENTES (Significado dos Sonhos: queda de dentes)
Publicado em: 03 de dezembro de 2009, 12:11:12  -  Lido 5936 vez(es)



--- Em voadores, Visitante <suporte@...> escreveu
> Nome: josias
> Email: josias@...
> Texto Comentado:
> SIGNIFICADO DOS SONHOS - Interpretação dos sonhos mais comuns
> (água, perda de dentes, ondas gigantes, nudez, sexo, etc)
> http://www.voadores.com.br/site/geral.php?txt_funcao=colunas&view=4&id=335
> Comentário: 
> Sonhei que todos os meus dentes se quebravam. Ficaram moidos.
> Gostaria de saber o significado.

 

O tema da perda de dentes costuma, na maioria das vezes, tratar de algum tipo de perda. Perda de poder. Perda de estrutura. Perda da aparêncía. Medo de perda da aparência física. Perda de algo ou alguém. Receio de que as coisas, um dia, não sejam tão belas e fortes quanto já foram um dia. Perda de dinheiro. Perda da virilidade. Ansiedade, castração.

Dentes também são trocados ao longo da vida, o que em casos menos frequentes pode simbolizar ritos de passagens. Se há dentes nascendo embaixo dos que caem, é um ótimo sinal.

Sendo os dentes também uma *estrutura* forte, jovial , viril que se estabelece *rígida*, e que um dia não será mais tão potente como já foi, esta perda pode tratar também das impotências e castrações, reais ou metafóricas, a que estamos (ou fomos) submetidos.

Há relatos destes sonhos entre antigos gregos, egípcios e caldeus; na mesma acepção - o simbolismo inconsciente é anterior às nossas próteses e clareamentos artificiais.

Ao longo de milênios, os dentes traduzem a marca inexorável do TEMPO, e as PERDAS e MUDANÇAS que este tempo traz. "De cavalo dado", dizem os antigos, "não se olha os dentes" - que denunciariam seu envelhecer. Dentes amarelam, dentes apodrecem, dentes caem. O tema dos dentes pode tratar da superação de nossos fantasias infantis e narcisismos, da aceitação da idade que temos. Serei estruturalmente tão belo, forte ou seguro quanto tento demonstrar? O tema trata da necessidade de irmos além das aparências e enfrentarmos as coisas como são. Nem sempre é fácil, mas é inevitável. Adiar ver só torna pior. Daí a sensação ruim, ao sonhar.

Além do mais, sendo um simbolismo fortemente associado a perdas, postura diante do tempo, castração, ansiedade e impotências; a mensagem por trás desses sonhos praticamente exige um olhar diferente sobre o sentido da vida. Nosso inconsciente tem seus dispositivos de segurança e mecanismos de alarme, e é importante saber escutá-los. A presença e repetição de sonhos com perdas de dentes pode estar sugerindo a necessidade de início (ou retomada) de um trabalho psicoterapêutico.  Falo mais disso no final.

 

SIMBOLISMO UNIVERSAL X PARTICULAR

Entretanto, todo símbolo coletivo, por mais universal que seja, pode ter um significado pessoal, consciente ou não. Depende da vida da pessoa. Ela está tratando dos dentes? Teve perdas recentes? Tem receio de perder algo no futuro próximo? É ansiosa? Ou depressiva? Ou bipolar? Ou fóbica? Como está sua vida afetiva? E profissional, está estável? E espiritual? Quais são as lembranças particulares que DENTES - reais ou simbólicos - lhe trazem? Que associações VOCÊ faz a "dentes"?

O que isso significa no SEU sonho? Porque esse tema está presente em sua vida e sonho, AGORA? E porque, dentre infinitos sonhos e metáforas possíveis, o inconsciente (seja espiritual ou psíquico, tanto faz) utilizou justamente ESSA, nessa hora? E no momento exato para que você encontrasse ESSA resposta minha, aqui e agora? Bem, isso não dá para responder a partir de uma simples linha do tipo "sonhei com ISSO, o que significa?". Por mais que eu tenha estudado longos anos de Jung, Freud, Winnicott, Espiritualidade, Psicanálise, Psicopatologias, Filosofia; e tenha anos de atendimentos clínicos constantes, é impossível eu dar uma resposta honesta sem recorrer a alguma espécie de adivinhação. Há coisas cuja resposta só pode ser encontrada dentro de você.

Independente do conteúdo metaforizado, a natureza do sonho também pode variar (muito) dependendo do tipo psicológico do sonhador. Jung diferencia os pacientes em 4 x 2 x 2 tipos distintos, e é importante conhecermos o nosso (por uma avaliação profissional/vocacional séria, e não apenas testes de internet. Por exemplo, eu e Jung somos do tipo "Intuitivo/Pensamento Introvertido", que predispõe pessoas à atividade analítica e a apreensão intuitiva do todo a partir da vida interior. Assim, o uso que fazemos de nossos sonhos - especialmente em relação ao futuro e interior - pode ser bem diferente de um, por exemplo, "Sentimento/Sensação Extrovertido" que pudesse ter traduzido, no mesmo símbolo do sonho, a diluição psíquica de algum fato doloroso passado.

 

O QUE É IMPORTANTÍSSIMO SABER:

Interpretações de sonhos sem a presença - e análise profunda - do sonhador não passam de meras GENERALIZAÇÕES. Tem sua utilidade, para compreender simbologia, mecanismos do inconsciente, possibilidades de tradução; e principalmente como exercício de percepção e inclusão da vida simbólica / inconsciente / espiritual em nosso cotidiano. Mas tem pouco ou nenhum valor como interpretação direta de SEU sonho em SUA vida, o que para ser feito de maneira apropriada, sugere um trabalho psicanalítico, que sempre vale a pena.

No meu dia a dia, vejo sonhos interpretados salvarem a vida - econômica, emocional, profissional, física - de muitas pessoas. Como costumo brincar a cada vez que um sonho salva alguém de um emprego ou cirurgia, "o dinheiro investido em psicoterapia é o mais bem pago do mundo". Até para quem é muito pragmático, nada é mais barato do que as sessões de análise, nem que seja apenas pelo tempo e dinheiro que seus resultados permitem economizar. E isso é só subproduto do que o autoconhecimento pode proporcionar.

 

Lázaro Freire
http://migre.me/rbt
Psicanálise Espiritualista e Clínica Filosófica
Abordagem Winnicottiana, Junguiana e Transpessoal

 

OBS1: Para falar mais sobre seus sonhos ou vida, marque um horário inicial - sem custo ou compromisso - em minha clínica, no Metrô Ana Rosa (Bairro Paraiso / Vila Mariana), em São Paulo: (011) 9164-9457.

 

OBS2: Para saber mais sobre interpretação de sonhos (espiritualista, simbólica, psicológica), não deixe de ler esse artigo completo e didático em:  http://www.voadores.com.br/site/geral.php?txt_funcao=colunas&view=4&id=329


--
Lázaro Freire
lazarofreire@voadores.com.br


Deixe seu comentário

Seu nome:
Seu e-mail:
Mensagem:

 
Atenção: Sua mensagem será enviada à lista Voadores, onde após passar pela análise dos moderadores poderá ser entregue a todos os assinantes da lista além de permanecer disponível para consulta on-line.































Voltar Topo Enviar por e-mail Imprimir