18 de março de 2024
                 
     
                         
Lázaro Freire, Acid0 e Lobão na MTV: Daime é droga ou religião?
Psicanálise Transdisciplinar em SP com Lázaro Freire
Seja um colaborador ativo da Voadores!
Cursos e palestras da Voadores em sua cidade
Mensagem de Wagner Borges
Mais novidades

 
  

Colunas

>> Colunistas > Lázaro Freire

Estado de transe induzido - sociopatologias, pseudo-mediunidade e drogas
Publicado em: 30 de abril de 2007, 18:11:11  -  Lido 5931 vez(es)



> Patrícia Montini
> Cabe aqui uma reflexão...porque que tanta droga no mundo atual?
> Pra que ficar artificialmente excitado, depois relaxado, depois
> alucinado ou apagado muitas vezes pondo em risco o nosso "veículo"?

Além das já sabidas, psicosociais, vou dar uma OUTRA visão, complementar, com enfoque na neuropsicanálise. Primeiro, alguns dados e conceitos:

Criamos um estilo de vida repleto de informações e pressões, que gerou uma sociedade LOTADA de híper-ativos portadores de TDAH / DDA, patologia caracterizada por baixa presença de dopamina no cérebro.

Aliado a isso temos, para alguns autores e critérios, uma taxa de quase 40% de limitrofes (border-lines) alterando entre neuroses cotidianas e psicoses (delírios e/ou alucinações).

Que somos todos neuróticos, sabemos desde Freud. Que stress foi o mal do século, também. Mas ao sermos incentivados a nos tornarmos também psicóticos - pela sociedade extremista que pede "atitude", ou via substância - nos joga num quadro bem pior: http://www.psiqweb.med.br/forense/border.html

Não falo só de casos isolados estereotipados, mas sim de uma patologia coletiva social. A saída psicótica para nossas neuroses é incentivada, por exemplo, pelas atitudes bélicas delirantes e paranóides de governos de países neuróticos; e, aqui no Brasil, pelo incentivo da fuga pretensamente "espiritual" (em uma frequência improvável, ou seja, em nosso país, ser border-line tem incentivo social, com as neuroses cotidianas sendo tratadas na base de "transes" mais anímicos do que espirituais).

Além disso, temos, dependendo do critério, uma população de cerca de 20% de depressivos ainda que eventuais (várias razões), mais uns 10% de bipolares oscilando entre expectativas sociais e suas frustrações.

Pois bem.

Neste cenário, temos hoje uma incidência cada vez maior de portadores de TDAH / DDA (déficit de atenção), inclusive em crianças. Acontece que este transtorno híper-ativo tem como caracteristica uma baixa produção de dopamina, o que os leva a buscar atividades procurando compensar: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=3902&op=all

Por outro lado, substancias psico-ativas DOPANTES, como o TDH do daime, atuam justamente inibindo a recaptura da MAO, que metabolizaria a dopamina, seratonina, etc: http://pt.wikipedia.org/wiki/Antidepressor_inibidor_da_MAO

Ou seja, a dopamina começa a se acumular, e com elas podem vir as alucinações "espirituais". Se a serotonina aumenta, também, há o efeito do anti-depressivo, e a pessoa atinge "a felicidade". Quimicamente. Naturais ou não, estas ervas, literalmente, "dopam" o usuário, pelo mesmo princípio que age TANTO em um esquizofrenico quanto em um drogado clássico de substancias ilegais: dopamina e alucinações.

http://www.idecefyn.com.ar/mmcv01/01.pdf

A partir destas alucinações, tanto os doentes quanto os drogados ou mesmo os religiosos dos "enteógenos" garantem que suas experiências passam a ser "espirituais". Pode ser, nos três casos, mas ironicamente o mais natural de todos ainda é o equizofrênico, que fabrica a dopamina por si só. E nos três, os "espíritos" só vem após a atuação dos neurotransmissores. Dá o que pensar.

Unindo tudo, agora:

Ocorre que, pelo explicado antes, o tratamento para o TDAH / DDA passa por derivados mais modernos de anfetaminas, neurologicamente seletivos.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ritalina

Esta indução de dopamina deve ser, é claro, indicada por um médico consciente, em dosagem e substâncias adequadas, e não por pseudo-xamãs ou amigos de rave.

Mas falamos de uma sociedade com traços coletivos TDAH + bipolar + border-line, e não mais de um indivíduo:

1. A questão é que uma sociedade TDAH / DDA como estamos formando, vai tender a ter uma grande simpatia por experiências "espirituais" que as encham de dopamina, oras... Afinal, é em busca do prazer perdido pela baixa produção DESSE neurotransmissor que as pessoas hiper-ativas ficam hiper-ativas.

2. Além disso, somos uma sociedade bipolar também: oscilamos entre extremos, e adoramos ir da mania à depressão, e vice-versa. Para sair da mediocridade da vida, nada melhor para um bipolar do que uma grande EUFORIA provocada. Aderimos fácil aos extremos, buscamos situações e pessoas complementares, defendemos novidades esquecidas amanhã, e a melhor pessoa do mundo que amamos ontem vira o capeta amanhã. Cada euforia exagerada e fora da realidade, seja induzida por substância, palestra motivacional, romance exagerado ou exibição do The Secret, gera uma bad-trip depois, uma queda AQUÉM do nível de normalidade anterior, que levaará o sujeito a procurar mais e mais daquilo que o estimulou. Está feita a receita para o bipolar.

3. Para piorar, aqui no Brasil temos um grande pé no comportamento border-line - devido a exageros na questão espiritual desde sempre, e à sua mercantilização popularesca mais recente. Esta oscilação border-line encontra eco no resto do mundo, devido ao extremismo, ao CULTO à personalidade forte, ao "ser popular", ao "ter atitude", em combinação com uma desvalorização do bom senso. Então, nada melhor para estes "sairem" da neurose cotidiana do que um pouco de surto psicótico induzido.

Notem que em nosso país, o estado de transe não é questionado - ao contrário, é até valorizado, e confundido com "sabedoria espiritual" e "evolução". Talvez por isso tenhamos, justamente aqui, tantos "médiuns" e tão poucos "sábios" - enquanto no resto do mundo, em geral a espiritualidade sadia esteja mais associada à sabedoria do que ao fenômeno ou incorporação.

Quando o transe passa, voltam para a neurose, até que esta fique tão forte a ponto de voltarem ao transe outra vez. Há cursos e credos que incentivam o mecanismo, onde um psicótico "incorporado" atende a neurótica que quer um despacho pra prender o marido, por exemplo; e encontra ali um convite para se desenvolver "mediunicamente", onde amanhã poderá ser a "médium" que atenderá outro neurótico visando favorecimento material...

Não vejo tanta diferença psíquica do mecanismo social que leva tantos outros border-line e bipolares a procurarem um chá alucinógeno facilitador.

> A quem isso interessa e quais são os ganhos reais? Porque tantos
> espiritualistas embarcando em viagens de "autoconhecimento"?

Talvez o questionamento devesse ser o contrário, para não pouparmos casos patológicos que buscam se abrigar no rótulo intocável da espiritualidade - que não tem culpa dos excessos cometidos em seu nome.

Pergunto, na contra-mão:

Porque tantos border-lines se dizem espiritualistas?
Porque ninguém neste país tem alucinações, excessos, fugas ou trips; apenas "despertares espirituais"?
Porque TODO esquizofrênico aqui é médium, e NENHUM médium aqui é esquizofrênico?
Porque a sociedade que mais incentiva a alucinação é a mesma que mais condena o uso de medicamentos?

E, por fim:

Porque a nossa sociedade sabidamente neurótica, historicamente mais "mediúnica" do que "espiritualista", no momento exato em que passou a herdar também comportamentos globais extremistas border-line (que varia da psicose para a neurose), passou também a popularizar e incentivar certos estados psicóticos, ainda que induzidos por substancia, como sendo as "verdadeiras" manifestações espirituais?

Registre-se que sou espiritualista, particularmente acredito na possibilidade de fenômenos e transcendência. Entretanto, a experiência de todos que pesquisam a questão a fundo, documentam e demonstram que apenas 1 a 2% das pessoas tenham verdadeiramente fenomênos transcendentes - e provavelmente, não o tempo todo. Outalvez apenas 1 a 2% dos fenômenos alegados sejam realmente transpessoais.

Seria coerente com o resto do mundo, onde alguns sábios, monges e estudiosos dedicam-se seriamente a canalizar a verdade e traduzí-la para os outros da sociedade, importantes em OUTRAS funções; os quais preocupam-se mais em seguir os (bons) ensinamentos do que se julgar isento de coerência ou aplicação por ter "desenvolvido" sua "espiritualidade" (sic) ao entrar num estado de transe, via substância ingerida ou auto-hipnose-pseudo-mediúnica.

E há quem ache esses 1 a 2%, números de Ken Wilber, um tanto quanto otimistas.

Curioso como isso tudo - apesar de ter embasamento, e considerar sim a possibilidade espiritual - revolta tantos "médiuns" e "espiritualistas". Então me parece que eles estão mais interessados em fazer parte de um clube egóico-espiritual, confundindo desenvolvimento parapsíquico com desenvolvimento espiritual, do que em aplicar sabedorias oriundas dos tais 1 ou 2% de transcendência real. Quando a verdade é "a dele", seu trabalho passa a ser o de espalhá-la, não de praticá-la. Além do que, é bem melhor ser "especial".

Alguns vivem, é claro, fenômenos verdadeiros. Não estou propondo a elitização da espiritualidade; embora, como em qualquer outro campo, as pessoas mais confiáveis deveriam ser as que se dedicam mais a ela do que a outras atividades.

A questão é que se fabricam isso com estados forçados de transe, ou com ingestão de substância, compensando assim uma vida neurótica, e escapando dela pela via psicótica... Então o FATO é que caimos na via patológica border-line... outra vez!

E isso não tem nada a ver com acreditar ou não em VERDADEIROS fenômenos espirituais, que não precisam necessariamente ser (pseudo) xamânicos ou (pseudo) mediúnicos em outras tradições - que em geral reservam esses fenômenos e substâncias para excessões, e ainda assim por quem passou por um amplo preparo.

> Aonde está o self nisso tudo?

Não estamos falando do Self junguiano, por uma simples razão:

Experiências induzidas via substância são desagregadoras, facilitadoras de estados esquizofrênicos (mente cindida), e não organizadoras de conteúdos, como as experiências do Self.

Podem levar a pessoa à "vivência" de seus símbolos, talvez prematuramente, com riscos de traumas e gatilhos de estados psicóticos permanentes. É o contrário da busca do si mesmo com consciência; é antes um convite ao mergulho direto na inconsciência.

Na experiência transpessoal, as novas esferas são incorporadas, em equilíbrio, às esferas anteriores. O centro da personalidade vai sendo EXTENDIDO do ego para o self, e a consciência é incentivada, é fator agregador do que vem do insconsciente. Exatamente o oposto de considerar a vivência simbólica externa como substituto do "real".

Em uma palavra, Wilberiana: Experiências induzidas via substância são, via de regra, "PRÉ-pessoais".

Lázaro Freire


OBS: Alguns dos conceitos e patologias sociais apresentados foram desenvolvidos a partir das aulas e visões do psicólogo e psicanalista Andre Keppe, criador da Transpsicanálise: http://www.transpsicanalise.com.br. O autor, contudo, expandiu a idéia, isentando a fonte citada da eventual responsabilidade por opiniões pessoais e conclusões presentes no texto.

--
Lázaro Freire
lazarofreire@voadores.com.br


Deixe seu comentário

Seu nome:
Seu e-mail:
Mensagem:

 
Atenção: Sua mensagem será enviada à lista Voadores, onde após passar pela análise dos moderadores poderá ser entregue a todos os assinantes da lista além de permanecer disponível para consulta on-line.































Voltar Topo Enviar por e-mail Imprimir