18 de março de 2024
                 
     
                         
Lázaro Freire, Acid0 e Lobão na MTV: Daime é droga ou religião?
Psicanálise Transdisciplinar em SP com Lázaro Freire
Seja um colaborador ativo da Voadores!
Cursos e palestras da Voadores em sua cidade
Mensagem de Wagner Borges
Mais novidades

 
  

Colunas

>> Colunistas > Lázaro Freire

* A Má Temática da Vida 1
Publicado em: 19 de março de 2007, 15:02:38  -  Lido 5934 vez(es)



A MÁ TEMÁTICA DA VIDA 1

Uma anti-mensagem de fim de ano
Por Lázaro Freire

 

 


"You must remember this
A kiss is just a kiss,
A sigh is just a sigh.
The fundamental things apply
As time goes by"

Notou que mais um ano se foi? E cada vez mais rápido?

Aos 10, a frase era: "Falta muito para o Natal?". Ou, talvez: "Meu aniversário NUNCA chega!".

Aos 20, o discurso mudou. Diziamos: "Não sei o que aconteceu, mas ESSE ano passou rápido PARA MIM".

Aos 30, somos uma espécie de pesquisadores: "Nossa, esse ano passou rápido para você também???"

Aos 40, já somos cientistas. A nossa "certeza" é filosófica, quase esotérica - ou "quântica", que está mais na moda: "Tenho conversado com as pessoas e notado que, indubitavelmente, os anos estão passando muito rápido de uns tempos para cá".

Aos 50, a matemática vence a teoria, e tentam recuperar anos idos - nos poucos que parecem restar.

Aos 60, os lúcidos notarão que os anos se passam, iguais - enquanto nós é que, diferentes, os deixamos passar.

Já aos 70, tanto faz: "Os melhores anos, filho, ficaram para trás".

Sei que há várias explicações, do espiritual ao psicanalítico. Nem todas coerentes, mas algumas bem divertidas. Só evito as da "nova" física quântica, por precaução: prefiro não discutir religião.

Alguns notam que a média de vida sobe. Crianças ficam adultas mais cedo, enquanto um homem de 40 - antes um tio ou avô conservador - hoje é um jovem partindo para novos amores, carreiras ou atividades. Só não usem isso contra mim: aos 40, troquei o terno pelo jeans, a informática pela psicanálise - e sempre busco um "novo" amor a cada ciclo, habitando ou não a mesma pessoa de antes.

Ter 60 anos, na minha infância, era ser um ancião. Hoje, os 60 significam alguém maduro e... ativo, se é que me entendem. Já as crianças de 10 possuem hoje uma maturidade (no bom e no mal sentido) diferente das do "meu tempo" - cruel chavão.

Só calculo a idade de meus pais quando, sabendo que um dia deixarão o planeta, lembro que chegaram aqui em 1934. Filho único, me assusto com o resultado: Como? Eles aparentavam ter 50, o que me dava a ilusão de que durariam muito, até... uns 70 !?!? Me consolo: Isso deve ocorrer aos 90.

Na nova má temática da vida, há diferenças. Mudaram os limites do tempo de meus pais. Apresento meus novos cálculos - mas, por favor, desconsidere os renais:

Adultos de 60 ainda tem 40. Adúlteros aos 20 se casaram aos 18 - ou o inverso. Separados de 22 vivem a carreira dos 30, pouco depois. Nove, fora: estes já são, vejam vocês, adolescentes de 16. E os de 12, para desespero das integrais, possuem meia dúzia a mais.

E os de 30 a 40? Na proporção em que se tornam o meio, descobrem, com razão, que as diferenças entre avos e avós é mero acento. Mas apesar de livres para derivar idade a mais ou a menos, de acordo com o puerismo atual... ainda brigam com dores no assento, após algum esporte radical!

Nem me arrisco a desejar as curvas do mulherão que passa na Paulista - temo estar sendo pedófilo sem o saber. Ou ser chamado de "tio", já que os refrigerantes se esqueceram que aos 35 temos 20 - incluindo hormônios, gosto pelo belo e por viver.

Aos 60, sobram 20, que só então sabemos ser todo o tempo do mundo. Especialmente na solidão. Já aos 20, sobram 60, mas não há tempo a perder. Tudo é agora e tudo é para sempre, inclusive o amor. O que me lembra a paradoxal maldição: quanto mais cansado durmo, mais rápido toca o despertador.

Desisto de calcular, e me entrego: Nossa faixa de aproveitamento de vida está maior, começando antes e terminando (bem) depois. A quântica que me desculpe, mas talvez apenas a importância proporcional de cada ano mude, ficando menor em relação ao todo Vivido. As time goes by.

E isso muda nossa PERCEPÇÃO dos anos que passam.
Ou de como passamos, por eles, nós!

Lázaro Freire

A Má Temática da Vida 2

http://www.voadores.com.br/site/geral.php?txt_funcao=colunas&view=4&id=144

 

A Má Temática da Vida 3

http://www.voadores.com.br/site/geral.php?txt_funcao=colunas&view=4&id=145


--
Lázaro Freire
lazarofreire@voadores.com.br


Deixe seu comentário

Seu nome:
Seu e-mail:
Mensagem:

 
Atenção: Sua mensagem será enviada à lista Voadores, onde após passar pela análise dos moderadores poderá ser entregue a todos os assinantes da lista além de permanecer disponível para consulta on-line.































Voltar Topo Enviar por e-mail Imprimir