19 de março de 2024
                 
     
                         
Lázaro Freire, Acid0 e Lobão na MTV: Daime é droga ou religião?
Psicanálise Transdisciplinar em SP com Lázaro Freire
Seja um colaborador ativo da Voadores!
Cursos e palestras da Voadores em sua cidade
Mensagem de Wagner Borges
Mais novidades

 
  

Colunas

>> Colunistas > Lázaro Freire

Substâncias induzindo a projeção astral - Riscos e Vantagens
Publicado em: 25 de outubro de 2006, 12:01:10  -  Lido 5930 vez(es)



> Então eu pergunto: Forçar projeções "diariamente" não

> acabaria sendo um pouco prejudicial tb? Afinal, de médico

> e de louco....(rs)

 

Sim, especialmente quando esta forçada projetiva é acompanhada de algo pra se fumar, ou beber... Cogumelos, por exemplo, tem um componente parecido com o do LSD. Eu estava relendo, na casa de meu amigo Dalton em Curitiba, alguns trabalhos do Stanilav Grof (autor de Além do Cérebro, e um dos fundadores da psicologia transpessoal) com pessoas que haviam tomado LSD, em suas pesquisas de como o estado alterado era claramente um conteudo do inconsciente catalizado. Com a proibição do uso do LSD em suas pesquisas, ele passou a usar tecnicas, digamos, mais meditativas, buscando estados paranormais...

Mesmo em um chá dos que andam tomando por aí o que há é, no mínimo, um acesso DIRETO ao inconsciente. Pode ser que alguns não sejam tóxicos. Mesmo que a gente não julgue o que cada um faz da vida, ou o caminho através do chá, ainda assim é inegável (pude ver alguns casos próximos) que há uma aceleração do acesso a psique, e nao apenas o surgimento de fenomenos paranormais.

A questão é: Qual o estado do inconsciente que voce está acessando de uma hora pra outra, sucessivamente, sem freios? Estou lancando outros olhos sobre catalizadores quimicos para EFC´s. Talvez o risco de um cha - daime e derivados, por exemplo - nem seja o que poderiamos julgar a primeira vista. Mas algo bem mais psicologico. Que tipo de conteudo a pessoa está COM CERTEZA acessando? Se ela usar uma ou duas vezes, tudo bem. Mas supondo que alguem continuamente lance mão de substancias, digamos que BOAS (nao vamos julgar, apenas avaliar) que a coloquem em contato direto com o inconsciente, nao vao entrar em contato tambem com sua sombra? Nao vao forçar uma integracao do ego com o animus/anima que tiver lá, estando este pronto ou não para esta fusão? Ué, mas este acesso, esta invasão (posessão) de arquetipos mal elaborados de lá sobre o ego consciente aqui não era JUSTAMENTE a definição clínica de certas neuroses e psicopatologias?

Eu vi alguns casos em que o uso de substancias assim REALMENTE nao pareceu gerar efeitos toxicos, nem assedios espirituais. Mas nestes casos, olhando com olhos mais psi, me parece claro e inequivoco que o acesso prematuro gerou, em dois casos, esquizofrenia, e em outro mais recente provocou a clara manifestação de um transtorno bipolar.

Não estou condenando... Segundo Jung, a própria neurose já é um esforço da psique por sua cura. Pode ser que revelar algo assim seja uma boa forma de tratar, não sei... Mas o que noto é que - voltando a msg - os lugares onde vejo este "risco" da projecao diaria é justamente, quase sempre, com pessoas que o fazem ou fizeram associados a substancias psico-ativas geradoras de estados alterados, ou mirações, ou efc´s. Chá, baseado, daime, lsd, ectasy...

Eu sei que são coisas diferentes. Mas podem ser usadas para tentar facilitar uma experiencia "espiritual", que na verdade é um relaxamento das fronteiras entre consciente e inconsciente. O que, dá pra deduzir, vai ser tão "perigoso" quando o que tiver jogado pra lixeira do inconsciente em questão.

Já para os que se projetam todos os dias usando uma prática bioenergética (desde que nao seja dependente de alguma droga de religiao), um incensinho (dispense o saobor canabis) e uma música (desde que não seja funk), não há risco algum...

Lázaro Freire


--
Lázaro Freire
lazarofreire@voadores.com.br


Deixe seu comentário

Seu nome:
Seu e-mail:
Mensagem:

 
Atenção: Sua mensagem será enviada à lista Voadores, onde após passar pela análise dos moderadores poderá ser entregue a todos os assinantes da lista além de permanecer disponível para consulta on-line.































Voltar Topo Enviar por e-mail Imprimir