VOADORES.COM.BR » Colunas


>> Colunistas >

A Arte de Sonhar Lucidamente
Publicado em: 04 de setembro de 2006, 17:34:19  -  Lido 5958 vez(es)

O nível de lucidez nas projeções e sonhos lúcidos varia muito, independente da prática, experiência ou curriculum esotérico do projetor.
.
Algumas experências podem ser muito lúcidas, outras muito confusas, algumas serão vividas no momento, outras apenas lembradas, etc., etc.

Vários fatores podem exercer influência a cada noite - alimentação, equilíbrio emocional, dias em que estamos mais propensos para coisas espirituais, dias mais pé-no-chão...

Naturalmente que o preparo (leitura de textos sobre o assunto, meditação, exercícios e - o mais importante - a intenção de se projetar ou sonhar) sempre criará condições mais propícias para experiências mais lúcidas e mais freqüentes.

Mas voltando especificamente ao caso sonhos lúcidos:

Bem, um sonho lúcido é um sonho no qual a pessoa toma consciência de que está sonhando, e passa então a observar e interagir com o sonho.

Nessa situação, o sonhador pode exigir maior ordem nas coisas, meio que recriando o ambiente (pois num sonho lúcido ele é o senhor todo-poderoso do pedaço) ou então simplesmente pedindo mentalmente (a si mesmo) mais lucidez.

Numa outra linha, nos processos do Soñar (a arte de sonhar), Castaneda ensina um exercício para 'fixar' melhor as coisas, nesse tipo de sonho. Desde que vc tenha consciência de que está sonhando, a técnica é escolher um elemento a esmo (um prédio, uma árvore), e concentrar olhares alternados entre esse objeto e o resto do ambiente. Olha o objeto, olha o cenário. Olha o objeto, olha o cenário....

A princípio, o resto do ambiente ficará mudando, incerto (mas o objeto não), até que num determinado momento o ambiente circundante não mudará mais. Ou seja, vc terá 'apaziguado' (o termo é meu) o cenário. A partir daí as coisas ficarão mais fáceis, por lá.

Resta dizer que Castaneda procura usar o Sonhar para criar pontos de encontro e aprendizado, com outros mestres ou pares, visto que tanto os SLs quanto as projeções sem um objetivo mais específico tendem a se tornar coisas inócuas, ou meramente recreativas ( o que também não tem nada de mau ou errado, a meu ver).

Por outro lado, vc poderá também usar os SLs como ponte para projeções astrais lúcidas. Basta apenas que vc, durante o sonho lúcido, deseje conscientemente ir para algum lugar conhecido, no mundo físico.
O que é bem simples de fazer, aliás.

Às vezes falamos e escrevemos e explicamos, e a coisa toda fica parecendo muito teórica, coisa e tal, mas na verdade todas essas coisas são bem simples, no momento em que ocorrem, na prática.

Como nesse caso, por exemplo. A pessoa se vê lúcida num sonho, aí pega e pensa: "Puxa, estou num Sonho Lúcido... Vou aproveitar para fazer uma viagem astral..." "Deixa eu ir até a casa de Fulana..."
E pronto. Quase com certeza, a etapa seguinte será a pessoa se ver projetada e lúcida, na casa da tal pessoa.

Mesma coisa para pedir mais lucidez, mais clareza: Vc tá lá no meio da experiência, se sentindo meio confusa...

Aí então vc pára tudo, se concentra um pouco, e diz ou grita mentalmente, para vc mesma: "Mais lucidez !!! " ( ou "mais luz" ou "mais clareza, pô!" )
Só isso, sem maiores sofisticações.

Percebe? No fundo, o que faz as coisas acontecerem é a intenção, o intento, a vontade. O resto é teoria.

Um abraço. E que nossos sonhos lúcidos fiquem cada vez mais lúcidos, amém.

Bene

--



Voadores.com.br - Somos Todos Um Só!