VOADORES.COM.BR » Colunas


>> Colunistas >

08.03.28 - Mitos do Reiki em déjà vu
Publicado em: 28 de março de 2008, 15:43:05  -  Lido 5964 vez(es)

.------------------------------------------------
|
| COLUNA DAS MENINAS - OMBUDSMAN VOADORAS
|
http://colunas.voadores.com.br/meninas
|
| Discorda dos meninos? Fale com as meninas!
|
meninas@voadores.com.br (Camilla e Liege)
|

28/03/2008 – Mitos do Reiki em déjà vu
RESUMO SEMANAL
Por Camilla Avella


* ILUMINAÇÃO
O tema esteve em discussão desde a semana passada. Bruno pensa que a iluminação, dependendo do ponto de vista, pode ser um caminho egoísta. Ricardo Tolomelli concorda com Bruno. 
O assinante Jeffer entende que o caminho que a pessoa tomar na iluminação depende da personalidade dela: "Acho que os mais extrovertidos sairão pelos quatro ventos ensinando pela via da filosofia, da ciência aplicada, etc. Já os menos extrovertidos seguirão a via da devoção da fé."
Nossa moderadora Lilian fala mais sobre suas experiências no Japão; sobre meditação zazen; e sobre o caminho do meio que, brinca a Anjos de Órion, "não é bem viver 12hs para o material e 12hs para o espiritual". Lílian faz uma metáfora da iluminação como luz e lâmpada: "A luz entra, circula e temos essa sensação de estarmos iluminando, em acordo com o universo. A gente quer ajudar os outros, temos a pretensão de sermos a lâmpada. Então percebemos que não dá, nosso caminho é apenas nosso. Podemos ser caridosos, mas é pretensão querer 'salvar o mundo', cada ser é uma flor única"
http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/80639

Após uma série de mensagens entre Arauto e Alex, Ricardo Tolomelli novamente expõe ao Arauto que, em sua visão, a iluminação se dá no presente: "Não existe caminho, não existe 'objetivo', não existe pagar coisas do passado, não existe atingir degraus no futuro, não existe graus de evolução, tudo isso é sombra pra tapar a verdadeira luz: o presente. Só ele é verdadeiro, só ele é o que é, só ele é a sua existência, você e tudo é feito dele".
http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/80724
Thelma também opina sobre o assunto: "É essencial para mim 'voltar para dentro'. Isso não implica, absolutamente, em deixar de olhar para o que está fora (até porque seria alienante), mas 'olhar' de uma forma lúcida, 'desintoxicada', sem permitirmos que o que não queremos, o que não nos seja necessário ou mesmo saudável para a nossa psique nos 'invada' e nos assole da forma desastrosa e mecânica como temos observado."
http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/80752


* DÉJÀ VU
Tirando dúvidas da assinante Ana Onofri e Julyanderson, nosso moderador Yub coloca os links de outras mensagens sobre o assunto e sua opinião: "Acredito que o Déjà Vu é uma sensação que nos chama atenção para um momento ímpar em nossa vida. É um momento de DECISÃO. Neste instante, temos a oportunidade de repetir escolhas (desta e de outras vidas) que nos levarão a experiências constantemente repetidas (nesta e em outras vidas). OU DE FAZER UMA NOVA ESCOLHA, diferente das que fizemos no passado (o que pode nos levar a uma bela mudança em nossa atual existência)."
http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/80665

Lázaro reencaminha um texto de sua autoria sobre o assunto, com várias explicações sobre déjà-vus: espiritualista, junguiana, psicanalítica, e sua própria experiência pessoal. "Dentre outros motivos, tenho certeza que em mim a principal causa de deja vus são sonhos esquecidos, quase premonitórios."
http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/80664

 
* REIKI
Tema muitas vezes polêmico, os mecanismos e mitos do ReiKi geraram grande quantidade de mensagens na lista nessa semana.
O assinante Luiz Felipe começou nos contando que seu filho de 6 anos era um reikiano. Em seguida, Patricia Montini explica que a visão de que o reikiano seria "apenas um canal" é equivocada pois, conforme lembra Wagner Borges: "Passou por nós, sujou. Se o encanamento estiver sujo, a água, limpinha na caixa, também vai sair suja pela torneira."
Lázaro, "mestre" Reiki em alguns sistemas, complementa: "O Reiki é sensacional como técnica, mas nenhuma técnica é maior do que o operador."
Glória discorda: "O médium é superior porque consegue vencer as barreiras "da carne" para poder dar assistência aos irmãos menos iluminados".
Nosso moderador Alex, esclarece esse e outros pontos com seu usual discernimento:
Maísa, que ministra cursos de mediunidade no IPPB, também discorda de Glória. Vale a pena ler: "Não estamos aqui para 'vencermos' a carne, mas para aprender a viver com ela como parte da nossa espiritualidade. Não acredito que dê para ser iluminado sem passar pela carne, e não dá para se iluminar sem iluminar a carne antes."
Patricia Montini complementa, falando sobre reiki, bioenergias e chakras.
http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/80734

Luiz Felipe pergunta: "A partir da informação do Lázaro sobre ele, a Maisa, o Wagner e mais o pessoal que lida diariamente com o tema energia e seus desdobramentos: - quem de vocês é reikiano? Isso é muito importante. Porque senão parte dos questionamentos e ponderações de vocês fica no terreno do teórico, da especulação, do ouvir dizer."

Lázaro e Maísa respondem, relatando suas experiências:
http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/80865 - Lázaro
http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/80852 - Maísa

Nossa moderadora Lilian, recém chegada do Japão e Tailândia (onde passou 3 anos), fala um pouco sobre como o Reiki é visto no Japão.
http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/80833

Lázaro fala sobre Reiki, Aura, mecanismos da Kundalini e Prana.
http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/80873
Mensagem encaminhada de Wagner Borges, sobre Reiki e Amor.
http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/80846
e sobre um prefácio de um livro sobre Reiki.
http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/80842

Lázaro - Mitos e discernimento no Reiki
http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/80843

* PROJEÇÃO ASTRAL
Rodrigo Coin esclarece dúvidas de uma assinante sobre catalepsia projetiva (sentir-se presa, sem poder se mover).
Relato de Julyanderson sobre uma projeção rápida em seu quarto.
http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/80754

A assinante Natalia pergunta: "Tem algum significado o fato de o cordão de prata estar ligado na nuca, umbigo, frente da cabeça ou pés?"

Rodrigo e Mac falam sobre os filamentos do cordão e sobre a relação com os chakras.
http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/80811 - Rodrigo
http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/80828 - Mac

 
* FRASES
Frases de anônimos e famosos citados na lista nesta semana.
"Vivo entre a escuridão e a luz numa frenética alternância imaginando que o dia que meus olhos se fechem na escuridão posso finalmente penetrar na verdadeira luz"

" - Senhor Jung, nos conte como é a estrutura psíquica de um homem são, individuado, iluminado?
- Não faço idéia, nunca conheci nenhum."

"Espiritualidade (ou iluminação, se preferir) é como a menina bela do bairro. Muitos dizem que já a conquistaram, mas ninguém foi visto de braços dados com ela."


* Elogio a Voadores de um assinante dos EUA, onde há pouca informação desta área.
http://br.groups.yahoo.com/group/voadores/message/80857
AVISOS DA MODERAÇÂO:
1. Continua nas bancas a edição especial "Viagem Espiritual" da Revista Caminho Espiritual, com matérias de Wagner Borges e Lázaro Freire, e entrevista sobre a Lista Voadores.
http://www.rcespiritismo.com.br/conteudo_site/caminho_espiritual02/caminho_espiritual02.htm
2. Nosso owner Lázaro Freire voltou a atender em Psicanálise Transpessoal e Terapia Junguiana / Espiritualista, agora no Espaço Psicanalítico 267, no metrô Ana Rosa, São Paulo, capital. Há opções de consultas avulsas.
http://www.voadores.com.br/site/geral.php?txt_funcao=noticias&id=32 


--



Voadores.com.br - Somos Todos Um Só!